Já na próxima semana, o Presidente da República tem uma audiência com o Papa e também visitará Espanha. Cardeal Patriarca de Lisboa diz que é um gesto "muito significativo". Apresentação aos militares também já está marcada.
Corpo do artigo
Marcelo Rebelo de Sousa, escolheu o Vaticano e Espanha como destinos da sua primeira deslocação oficial, que se realizará a 17 de março, quinta-feira.
Fonte da Presidência da República confirmou que Marcelo tem uma audiência com o Papa na manhã de dia 17 e, à tarde, irá encontrar-se e jantar com o rei de Espanha, Filipe VI, em Madrid.
Ouvido pela TSF, o cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente considerou "muito significativo" o gesto do Presidente da República.
O cardeal lembrou que foi a Santa Sé quem atribuiu a Portugal "uma espécie de certidão de batismo", pelo que Marcelo "começar o mandato retomando a antiga assinatura papal que deu o reconhecimento internacional a Portugal, é um retomar às origens e uma boa maneira de nos transportar para o futuro".
A estreia do anterior Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, em viagens de Estado ou oficiais aconteceu seis meses depois de ter tomado posse tendo sido Espanha o destino escolhido.
Apresentação aos militares dia 21
Na qualidade de Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo rebelo de Sousa fará a apresentação aos três ramos das Forças Armadas numa cerimónia marcada para dia 21 de março, em Mafra.
A TSF apurou que a cerimónia vai decorrer frente ao Convento e junto à Escola das Armas, sendo aberta ao público.