É o resultado da sondagem da Universidade Católica, divulgada esta sexta-feira pelo Jornal de Notícias.
Corpo do artigo
O empate técnico entre os dois candidatos à Câmara Municipal do Porto é a conclusão que mais se destaca da sondagem da Universidade Católica para o Jornal de Notícias.
De acordo com os dados do inquérito, o atual presidente Rui Moreira consegue 34 por cento nas eleições de dia 1 de outubro. Manuel Pizarro, candidato pelo PS, ex-vereador de Moreira, segue-o bem de perto com 33 por cento dos votos.
É uma reviravolta em relação às autárquicas de 2013. Moreira perde cinco por cento dos votos que conseguiu há quatro anos. Pizarro ganha dez por cento.
A sondagem mostra também que Álvaro Almeida candidato PSD/PPM atinge um resultado de treze por cento, seguido de Ilda Figueiredo da CDU com oito por cento.
O Bloco de Esquerda atinge seis por cento nas intenções de voto, com João Teixeira Lopes a alcançar quase o dobro dos votos conseguidos em eleições anteriores.
Se os resultados da sondagem se confirmarem, tanto Moreira como Pizarro elegem entre quatro a seis vereadores.
A coligação PSD/PPM alcança entre um a dois vereadores, a CDU elege Ilda Figueiredo e o Bloco pode conseguir uma estreia no mapa de distribuição de mandatos.
A sondagem da Universidade Católica foi feita antes do início formal da campanha. A margem de erro do inquérito é de quase três por cento.
Esta manhã, a TSF promove o debate entre os candidatos à Câmara do Porto. Depois das 10h00, debate em direto a partir da sala de sessões solenes da Autarquia, com transmissão no site e na antena da TSF.