O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, decretou três dias de luto pela morte do bispo do Porto, António Francisco dos Santos. Várias candidaturas suspenderam a campanha para os próximos dias.
Corpo do artigo
Em comunicado, o gabinete de comunicação da autarquia revela que Rui Moreira decretou três dias de luto, a partir desta segunda-feira, devido ao falecimento do bispo do Porto, vítima de ataque cardíaco.
O autarca do Porto descreve António Francisco dos Santos como "uma pessoa jovem e jovial, que tinha com as pessoas uma relação de enorme afetividade" e "estava a desenvolver um trabalho extraordinário junto dos mais necessitados".
"A notícia da morte do bispo do Porto é uma enorme tristeza e uma perda terrível para toda a cidade e toda a enorme Diocese. A cidade merecia ter um Bispo como o senhor D. António Francisco. Ele esteve cá muito pouco tempo, mas deixa uma obra notável", acrescenta.
Rui Moreira destaca a "dimensão humana, religiosa e filosófica" do bispo do Porto, considerando que "era um filósofo e um homem da tolerância".
Campanha autárquica parcialmente suspensa
A candidatura de Rui Moreira cancelou todas as ações de campanha previstas até quarta-feira. Numa nota enviada à TSF, é sublinhada a amizade e" relação pessoal de proximidade" que o autarca mantinha com o bispo do Porto há vários anos.
Rui Moreira "voltará a participar publicamente em ações de campanha na próxima quarta-feira à noite no debate da RTP", termina a nota.
Também Manuel Pizarro já manifestou "o seu profundo pesar pelo falecimento do bispo do Porto" e cancelou todas as iniciativas de campanha durante os próximos dois dias.
"Sou surpreendido com esta notícia, brutal e inesperada: morreu D. António Francisco dos Santos, o bispo do Porto. Acompanhei todo o seu pontificado na Cidade, que se iniciou em 2014 e aprendi a admirá-lo pela sua permanente e empenhada preocupação com os mais fracos. É uma perda enorme para a Igreja, para o Porto e para o país", sublinha Manuel Pizarro.
Manuel Pizarro acrescenta ainda que "D. António Francisco dos Santos é uma figura incontornável da luta contra as desigualdades, um homem que, também por isso, deixa marcas profundas na sociedade portuense". Neste momento difícil, Manuel Pizarro e o PS Porto apresentam as suas mais sentidas condolências à diocese do Porto, família e amigos.
Álvaro Almeida anunciou que "em respeito pelo luto dos católicos portuenses, a candidatura Porto Autêntico suspenderá a sua campanha durante três dias".
"A morte de D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, é uma notícia triste para todos os católicos portugueses e, especialmente para os da diocese. Álvaro Almeida e toda a candidatura Porto Autêntico manifestam a sua solidariedade com a sua dor, assim como realçam a grandeza da figura do bispo e do seu trabalho como responsável da Igreja portuense", pode ler-se numa nota enviada à TSF.
"Ao tomar conhecimento do falecimento do senhor Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, manifesto as minhas sentidas condolências à Diocese do Porto e a toda a família e amigos."
Ilda Figueiredo manifestou as "sentidas condolências à Diocese do Porto e a toda a família e amigos". Na mesma note, a CDU informa que vai "retirar elementos festivos das ações de campanha eleitoral até quarta-feira".