Livros

"Tudo o que os políticos fazem para conquistar o poder"

O livro do jornalista Vítor Matos retrata a forma como se conquista o poder no interior dos dois maiores partidos. Para garantir votos vale quase tudo, até pagar dentaduras.

O livro do jornalista Vítor Matos "Os Predadores - o que os políticos fazem para conquistar o poder" explica os mecanismos que permitem aos dirigentes do PS e do PSD subirem na hierarquia desses partidos.

O que fazem para ganhar eleições internas. O que é relatado está longe de ser uma luta leal; "esse esforço é feito com base em batota, em vigarices eleitorais internas e em formas anti-democráticas de estar na política.

Para garantir votos e controlar as máquinas partidárias vale quase tudo. Vítor Matos conta alguns casos caricatos no livro. O mais surpreendente talvez seja o da oferta de uma dentadura. O autor diz que "foi um dirigente do PS do Porto que quis cativar para o seu lado da barricada um dirigente de um bairro e pagou à namorada desse dirigente uma dentadura nova".

O jornalista da revista "Sábado" diz que este é um episódio caricato, uma exceção. O pagamento de favores é habitualmente feito de outra forma: "Na maior parte dos casos a moeda de troca são os lugares no Estado. Os "boys" não aparecem por acaso".

Para escrever "Os Predadores - tudo o que políticos fazem para conquistar o poder", Vítor Matos investigou o pagamento de milhares de quotas nos dois maiores partidos e de outros favores que explicam como se ganharam algumas eleições internas no PS e no PSD. O livro de Vítor Matos é editado pelo Clube de Autor.

  COMENTÁRIOS