Política

Salvador e Luísa Sobral aplaudidos de pé no Parlamento

Texto do voto de saudação que foi aprovado por unanimidade e aclamação pelos deputados refere vitória na Eurovisão como um "facto singular na história contemporânea da música portuguesa".

O parlamento aprovou, esta sexta-feira, por unanimidade e aclamação, um voto de saudação a Salvador e Luísa Sobral, vencedores da edição deste ano do Festival Eurovisão da Canção, que se realizou em Kiev, na Ucrânia.

Com o intérprete e a compositora - acompanhados pelo presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis, e pelo administrador da RTP, Nuno Artur Silva - a assistirem à sessão plenária a partir das galerias, levantando-se para agradecer a saudação, Idália Serrão, secretária da mesa da Assembleia da República, foi a responsável pela leitura do voto.

"O reconhecimento do intérprete Salvador Sobral e da compositora Luísa Sobral foi um momento de afirmação da universalidade da música e uma grande vitória para a língua portuguesa, se pensarmos que nas últimas dez edições nunca havia ganho uma música que não fosse cantada em inglês", salientou a deputada, num texto que foi seguido de aplausos por parte dos deputados, mas também das centenas de pessoas - a grande maioria crianças de várias escolas - que se encontravam no hemiciclo.

No texto do voto - que foi apresentado pelo presidente da Assembleia da República e por todos os grupos parlamentares -, os deputados destacam ainda a vitória com o tema 'Amar Pelos Dois' como "um facto singular na história contemporânea da música portuguesa".

Ainda antes da votação, Salvador Sobral e Luísa Sobral foram recebidos por Ferro Rodrigues e pelos representantes das bancadas parlamentares na sala de visitas do presidente da Assembleia da República. Um encontro de cerca de 20 minutos durante o qual o intérprete e a compositora tiveram a oportunidade de trocar algumas impressões com os parlamentares.

Esta tarde, Salvador e Luísa Sobral almoçam residência oficial do Presidente da Assembleia da República, estando previstas declarações aos jornalistas após o almoço.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

  COMENTÁRIOS