Lisboa

Marvila: Termina hoje prazo para pagar novas rendas nos bairros sociais

Os moradores de dois bairros sociais de marvila, em Lisboa, recusam pagar a nova renda. O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana mantém a ameaça de ir para tribunal.

O prazo para pagar as novas rendas nos bairros sociais de Marvila, em Lisboa, termina esta quinta-feira mas as associações de moradores garantem que a grande maioria não vai pagar aquilo que é pedido pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e que implica aumentos até 300 euros.

Em representação das associações de moradores do bairro dos Loios e das Amendoeiras, João Santos explica à TSF que os inquilinos continuam à espera de uma decisão do juíz sobre os aumentos decididos pelo IHRU.

As associações dizem que em causa estão as rendas de perto de 200 famílias.

Em resposta enviada à TSF, o IHRU diz que não concorda com o argumento dos moradores e mantém a hipótese de ir pela via judicial. As novas rendas têm de ser pagas mesmo com os processos a correr em tribunal.

O IHRU acrescenta que há muitos arrendatários que começaram, depois da carta, a pagar essas rendas. E diz que a quase totalidade dos inquilinos que contesta a atualização das rendas pretende continuar a pagar valores inferiores a 10 euros. Um argumento criticado pelas associações de moradores.

  COMENTÁRIOS