Parlamento

Polícias nas galerias do Parlamento aplaudem ministro

Miguel Macedo, o ministro da Administração Interna, escutou esta manhã no Parlamento os aplausos dos representantes sindicais dos polícias que estão nas galerias do Parlamento.

Os polícias estão nas galerias do Parlamento, enquanto o ministro está a explicar aos deputados o Orçamento de Estado para a área da segurança.

O protesto que estava a ser feito em silêncio transformou-se numa ovação a Miguel Macedo por algumas das declarações que fez e que agradaram aos policias.

O ministro da Administração Interna disse que a PSP vai passar a ser um corpo especial da administração pública, anúncio que foi aplaudido pelos polícias que estão nas galerias a assistir ao debate.

«As pessoas da PSP não são funcionários públicos como os outros», disse Miguel Macedo aos deputados durante a apresentação do Orçamento do Estado (OE) para 2014.

O ministro da Administração Interna anunciou hoje também a admissão de 100 novos elementos para a PSP e 400 para GNR no próximo ano, tendo já sido anunciado o despacho.

O ministro adiantou que a admissão de novos militares na GNR vai decorrer em dois períodos no próximo ano, estando previsto um período de formação com 200 novos elementos e outro com mais 200.

Quanto ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Miguel Macedo afirmou que já possui o parecer favorável do Ministério das Finanças para proceder ao recrutamento interno de novos inspetores.

O debate da proposta do Orçamento do Estado para 2014 para o setor da segurança interna está a ser acompanhada por polícias, que ocupam cerca de dois terços das galerias da Assembleia da República, numa iniciativa inédita dos 10 sindicatos de polícia.

  COMENTÁRIOS