Barómetro TSF

Barómetro aponta para vitória clara do PSD nas legislativas

Se as eleições legislativas fossem hoje, o PSD ganhava com 46 por cento, 20 pontos à frente do PS, revela o Barómetro da Marktest para a TSF e Diário Ecónomico.

Vinte pontos separam os dois principais partidos. O PSD tem 46 por cento, uma ligeira subida em relação a Dezembro, enquanto o PS se mantém nos 26 por cento.

A CDU continua a ser a terceira força política, com 7,8 por cento, mas tendo em conta a margem de erro, há um empate técnico com o CDS (7 por cento) e o Bloco de Esquerda (seis por cento).

Entre os lideres partidários, todos têm avaliação negativa.

Pedro Passos Coelho cai mais de cinco por cento, estando quase nos oito negativos, mas é o menos mau.

No fundo da tabela está José Sócrates com quase 51 por cento de opiniões negativas. Jerónimo de Sousa conta com menos 23 pontos, Francisco Louçã tem quase 20 pontos negativos, enquanto Paulo Portas está nos 12 por cento abaixo da linha de água.

Ficha Técnica:

O estudo foi feito entre os dias 14 e 16 de Janeiro, tendo como universo os residentes no Continente, com mais de 18 anos e telefone fixo.

A amostra é de 802 entrevistas: 156 na Grande Lisboa, 88 no Grande Porto, 155 no Litoral Norte, 181 no Interior Norte, 129 no Litoral Centro e 93 no Sul.

A taxa de resposta é de 22,6 por cento, sendo que 35,8 por cento deu como resposta "não sabe/não responde".

Os indecisos e não votantes foram distribuidos de forma proporcional aos inquiridos que expressaram sentido de voto.

Os votos brancos e outros foram ajustados com base nos resultados das eleições de Setembro de 2009.

O intervalo de confiança é de 95 por cento e a margem de erro é de 3,46 por cento.

  COMENTÁRIOS