Hospitais

Obstetrícia do São Francisco Xavier encerrada até 30 de Agosto

O serviço de urgência de obstetrícia do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, vai manter-se encerrado até 30 de Agosto, disse fonte do Ministério da Saúde à agência Lusa.

O encerramento da urgência de obstetrícia em São Francisco Xavier, decidido hoje, foi originado pela falta de médicos, já que ocorreram situações de doença entre os clínicos, o que veio agravar a escassez provocada pelas férias de outros.

Por se ter concluído que "não era possível manter a urgência a funcionar com os níveis de qualidade exigidos, decidiu-se encerrá-la", acrescentou a fonte oficial.

Durante o período em que estará fechada, os casos urgentes provenientes das áreas geográficas atendidas naquela unidade irão ser encaminhados para outros hospitais.

As utentes do Concelho de Lisboa serão reencaminhadas para a Maternidade Alfredo da Costa e as que venham de Oeiras para o Hospital de Santa Maria, os dois em Lisboa.

Já as urgências de obstetrícia provenientes de Cascais serão atendidas no hospital daquele Concelho, enquanto as utentes de Sintra e da Amadora deverão dirigir-se ao Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra), de acordo com a mesma fonte do gabinete da ministra Ana Jorge.

Entretanto, os médicos que estão a trabalhar no serviço de obstetrícia continuam a assegurar o funcionamento das consultas externas e do internamento, já que a única valência encerrada é a urgência.

  COMENTÁRIOS