TSF

  • Menu
  • Ouvir Emissão

Memórias de Agostinho, à sombra da árvore da rádio

No centenário no nascimento de Agostinho da Silva (13 de Fevereiro de 1906), amigos de Agostinho da Silva evocam na TSF o nómada que espalhou desassossego, o pensador que não queria discípulos, o homem que gostava de conversar. A memória dos amigos afaga os gatos, à sombra da árvore da rádio.

No início desta viagem pelo mundo de Agostinho da Silva, à sombra da árvore da rádio, Jorge Neves fala de um documentário realizado pelo neto do pensador, João Rodrigo, que mal conheceu o avô. A conversa decorre na casa da Rua Nova de Alfandega, junto ao Douro, em cujas as margens o jovem Agostinho da Silva quis ser marinheiro.

Os amigos de Agostinho da Silva enaltecem a sua simplicidade. Falam de uma espécie de franciscano, sublinham a marca de despojamento que era uma legenda agostiniana. Dulce Matos, amiga do professor, lembra-se de quando ele foi juntamente com Sofia e Torga, condecorado pelo então presidente Mário Soares e agradeceu em nome dos homenageados.

À sombra da árvore da rádio escutamos um homem que um dia decidiu tratar do bilhete de identidade de Agostinho da Silva. Branco Rodrigues recebe a TSF na casa onde tantas vezes acolheu o grande pensador.

Jorge Neves, produtor da Alfândega Filmes, conheceu Agostinho da Silva na Cooperativa Árvore. Foi um momento que o marcou para sempre. Jorge Neves produziu o documentário «Agostinho da Silva, um pensamento vivo» que é exibido no dia do centenário do seu nascimento por várias cidades portuguesas e em muitos lugares do mundo onde Agostinho da Silva espalhou a palavra e o desassossego.

A evocação de Agostinho da Silva prossegue agora ano Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, onde os professores Olga Pombo e Nuno Nabais recordam uma vez em que Agostinho da Silva espalhou sobressalto e deslumbramento pela sala de aula.

Ainda à sombra da árvore da rádio, o dossier organizado por Fernando Alves e Alexandrina Guerreiro prossegue com o Professor Nuno Nabais revisitando uma certa entrevista de há mais de 20 anos.

Na lista de amigos de Agostinho da Silva, escutamos Olga Pombo, coordenadora do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, que nos finais da década de 80 levou o homem que queria ser marinheiro ao mar de perguntas de uma aula da Faculdade de Ciências.

Recuemos agora a uma certa noite na Lisboa pessoana...

À sombra da rádio, um homem que poucas vezes viu Agostinho da Silva mas com ele trocou, durante anos, intensa correspondência. Júlio Gomes é um amigo de Agostinho na volta do correio.

À conversa com Júlio Gomes, amigo e correspondente no Porto de Agostinho da Silva, falamos de uma estranha autobiografia manuscrita...

Nesta viagem guiada pelos amigos de Agostinho da Silva, vamos agora aos lugares do pensador. Amigos de Agostinho da Silvam, como a professora Dulce Matos, ajudam-nos a descobrir os recantos do mundo tocados pelo homem que quis ser marinheiro.

Neste dia em que as conversas lembram o conversador, falamos com Dulce Matos, professora aposentada do ISLA, fundadora da associação Cais das Culturas e amiga do homem raro a que Fernando Cristóvão chamou «um templário para o novo século português».

As conversas sobre Agostinho da Silva, à sombra da árvore da rádio, espreitam agora, por instantes, o modo como o pensador organizava os dias.

Amigo de uma vida inteira de Agostinho da Silva, Branco Rodrigues puxa a conversa para um dos lugares privilegiados de um convívio de anos...

O dossier que assinala o centenário do nascimento de Agostinho da Silva segue os trilhos abertos pelo nómada incansável escutando Borges Coutinho, o amigo açoriano do professor que não queria discípulos.

Fechamos o dossier dedicado ao centenário do nascimento de Agostinho da Silva, continuando a seguir a memória de Borges Coutinho, seu amigo e aluno no Colégio Infante Sagres.

A propósito dos 100 anos do nascimento de Agostinho da Silva, Mário Dias fala com Paulo de Carvalho que canta temas do filósofo e nos desvenda como surgiu o interesse pela poesia de Agostinho da Silva.

Sugerimos Também

Ouvir Emissão