
DR
Como? Através de histórias inspiradoras. O livro "Uma Volta ao Mundo com Cientistas Portugueses" reúne 10 exemplos, que são o ponto de partida para uma aula de português.
Corpo do artigo
Do Brasil à Noruega, dos Estados Unidos a Inglaterra, passando pela Austrália e não só. É nestes países que se encontram dez investigadores portugueses que são também os protagonistas de um livro que pretende divulgar a língua, a cultura e a ciência em português.
A obra chama-se "Uma Volta ao Mundo com Cientistas Portugueses" e resulta de uma iniciativa de jovens cientistas que estão, ou estiveram, emigrados e querem levar às várias comunidades lusodescendentes um pouco do país que deixaram para trás.
Com estas histórias de sucesso, as promotoras da iniciativa, querem também demonstrar que é possível aprender português com conteúdos alternativos.
As investigadoras Tatiana Correia, que vive em Londres, e Joana Moscoso, cientista no i3S, no Porto, são as porta-vozes deste projeto, que foi desenhado no âmbito da Native Scientist. Trata-se de uma empresa sem fins lucrativos, que nasceu no Reino Unido que tem por objetivo a divulgação do que é feito em português na área científica.