Ciência

Podem as batatas ser cultivadas em Marte?

Um grupo de cientistas sob a chancela da NASA conseguiu, no Peru, cultivar batatas num deserto parecido com o que existe no planeta vermelho. E os primeiros resultados são animadores.

O deserto Pampas de La Joya, no sul do Peru, é um dos lugares da Terra mais parecidos com Marte. O solo é extremamente árido, tem uma grande concentração de sais e muito poucos microrganismos.

Os cientistas da NASA e do Centro Internacional da Batata, no Peru, utilizaram esse solo numa cápsula hermética que simula o ambiente em Marte. A cápsula controla a temperatura consoante é dia ou noite, imita os níveis de pressão do ar de oxigénio e de dióxido de carbono.

Os sensores e as câmaras que mostram o projeto na Internet já revelaram que as plantas conseguiram criar raízes e tubérculos. Parece certo que os futuros agricultores em Marte terão de usar água rica em nutrientes, mas as batatas conseguem resistir às condições de alta salinidade.

Uma das responsáveis pelo projeto disse que os primeiros resultados são animadores. O projeto ainda vai durar mais cinco anos mas a experiência já permitiu adquirir conhecimento para desenvolver variedades de batata que se adaptem a locais da Terra inóspitos e onde a população tem carências alimentares.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

  COMENTÁRIOS