TSF

  • Menu
  • Ouvir Emissão
sociedade

Paulo Coelho vai a Praga procurar artista que o inspirou

Coelho conheceu um artista de rua em Praga há quase 35 anos. Diz que foi uma inspiração para si. E quer voltar a encontrá-lo nos próximos dias. Vai dar um novo livro?

PUB
DR

Paulo Coelho estará nos próximos dias em Praga - o escritor brasileiro vai assinalar um milhão de livros vendidos na República Checa mas vai também em busca de um homem que conheceu em 1982 e do qual nada mais soube.

Coelho publicou no seu blogue pessoal um texto que se chama precisamente "Ajudem-me a encontrar este homem" ("Help me to find this man").

Ali, Paulo Coelho explica que quer convidar o homem para uma festa que vai dar no dia 19 mas que não tem qualquer referência - a não ser uns desenhos feitos por ele.

Coelho e a mulher conheceram o artista em janeiro de 1982 quando este estava a pintar na rua, num dia gelado de inverno. E compraram-lhe um dos desenhos. O artista decidiu, então, pintar a mulher de Coelho, de borla. Conta Paulo Coelho: "aquilo foi um exemplo para mim. Não há ninguém aqui, ninguém lhe compra nada, mas isso não o impede de continuar a fazer aquilo que quer".

Paulo Coelho organiza uma festa anualmente, em diferentes locais do mundo, para assinalar o dia de São José. Este ano será em Praga.

Com o pintor-mistério?

(Paulo Coelho conta que, naquele dia, ofereceu duas lembranças ao pintor de rua e que quem vier a identificar-se como tal terá de indicar que lembranças eram essas).

  COMENTÁRIOS

Ouvir Emissão