
NATO/DR
Foi um exercício, que faz parte do "Trident Juncture 2015". A TSF divulga em primeira-mão as imagens recolhidas pela NATO.
Três centenas de paraquedistas canadianos e portugueses realizaram esta quarta-feira um "intercâmbio de treino militar", como descreve o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA). A "missão combinada" aconteceu no âmbito do exercício da NATO "Trident Juncture 2015", que começou no dia 03 de outubro e termina o dia 06 de novembro, em Portugal, Espanha e Itália.
O EMGFA escreve na página oficial que "o exercício teve como finalidade garantir a proficiência operacional dos militares da Brigada Multinacional, na componente de treino conjunto de operações aéreas, adotando terminologia, metodologia e procedimentos em vigor na NATO."
Os paraquedistas partiram de Tancos e foram largados em Silveira, Alter do Chão.
A TSF teve acesso em primeira-mão às imagens deste exercício, e que pode ver no vídeo que aqui publicamos.
O "Trident Juncture 2015" foi descrito por Jens Stoltenberg, o secretário-geral da NATO, como o "maior e mais ambicioso exercício da NATO em mais de uma década". Stoltenberg disse que o exercício demonstra a capacidade da organização (NATO) para entrar em ação quando e onde for necessário.
Cerca de seis mil efetivos portugueses, entre mais de 30 mil militares de 30 países, na totalidade, participam neste exercício.