Proteção Civil vai montar camas nas instalações do aeroporto para os passageiros afetados pelo problema no abastecimento de combustível aos aviões.
Corpo do artigo
Quase 60 mil pessoas foram afetadas pelo problema no abastecimento dos aviões no aeroporto de Lisboa, que ainda não tem hora prevista de resolução.
O diretor do aeroporto, João Nunes, fez uma nova atualização esta noite revelando que foram afetados cerca de 400 voos (64 cancelados, 11 desviados e 322 com atrasos).
TSF\audio\2017\05\noticias\10\joao_nunes_6_update_22h30
João Nunes adiantou que cada voo deveria transportar em média 150 passageiros, o que perfaz cerca de 60 mil pessoas que não puderam voar devido à avaria no sistema de abastecimento de combustível aos aviões.
O diretor anunciou que a Proteção Civil vai montar camas nas instalações aeroportuárias para assistir os passageiros que não têm onde ficar.
TSF\audio\2017\05\noticias\10\joao_nunes_7_protecao_civil_camas
Das cerca de 60 mil pessoas afetadas, dez mil viram os voos cancelados.
A avaria no sistema de abastecimento de combustível aos aviões começou cerca das 12 e foi "uma situação que aconteceu pela primeira vez".
TSF\audio\2017\05\noticias\10\joao_nunes_9_avaria
O abastecimento começou a ser feito com recurso a autotanques, o que permitiu a partida de alguns voos.
"Se não fosse o abastecimento por autotanque estaríamos em muitos maus lençóis neste momento", disse o diretor do aeroporto em conferência de imprensa ao final da tarde.
O sistema de abastecimento de combustível ao Aeroporto de Lisboa é da responsabilidade do GOC [Grupo Operacional de Combustíveis, liderado pela Petrogal e que reúne as principais petrolíferas].
Por questões de segurança e precaução, existe um circuito redundante de abastecimento, mas, segundo o mesmo responsável, "infelizmente, o que aconteceu não afetou só o sistema de alimentação principal, também no sistema redundante entrou ar", criando dificuldades em resolver o problema e obrigando ao recurso a camiões autotanques.
"Deparámo-nos com uma incapacidade de abastecimento de combustível. O abastecimento de combustível às aeronaves é feito fundamentalmente por hidrantes. São sistemas que levam o combustível até às várias posições de estacionamento dos aviões. Nessas posições de estacionamento há umas viaturas que acabam por fazer 'o bombeiro' para cada uma das aeronaves (...) . Nós temos um sistema sofisticado", garantiu o diretor do aeroporto.
*Notícia atualizada às 01h11.