
pao de lo de ovarsao luizleonel de castro07/12/07
Leonel de Castro/ Global Imagens
O bolo feito com ovos, muitos ovos, açúcar e farinha vai passar a ter um selo de garantia, resultado do processo de certificação europeia. As imitações que se cuidem.
Corpo do artigo
O pão de ló de Ovar faz parte da lista de produtos que têm o carimbo de Indicação Geográfica Protegida, uma distinção atribuída pela União Europeia. Durante os últimos três meses, os produtores do município tiveram de acertar agulhas e transpor para a sua rotina, as regras que estão incluídas num Manual de Especificações, que especifica tudo ao pormenor.
Na prática, os produtores dizem que quase nada mudou, porque a qualidade esteve sempre lá, mas agora, o doce passar a ter uma certificação, só poderá ser produzido no município de Ovar e com produtos da região.
Acabar com cópias e imitações em nome da qualidade e da proteção de um produto com mais de duzentos anos. A Associação de Produtores de pão de ló de Ovar vê finalmente o objetivo cumprir-se de forma a proteger o bolo enquanto produto regional.
Para contornar azedumes e respeitar as tradições familiares, o manual contém regras com uma boa dose de elasticidade, o tempo de cozedura a utilização ou não de sal fica ao critério de cada produtor.
O presidente da Associação de Produtores de pão de ló de Ovar, responsável pela certificação, espera ter os primeiros exemplares com o selo de garantia à venda antes do Natal...