PSP confirma que invasão, ainda sem razão aparente, obrigou a travar aterragens e descolagens durante mais de meia hora.
Corpo do artigo
Uma pista do aeroporto de Lisboa esteve esta noite encerrada durante 34 minutos, o que obrigou a desviar vários voos para os aeroportos de Faro e do Porto.
O encerramento aconteceu perto das 20 horas, com fonte da PSP a confirmar à TSF que tudo se deveu a uma invasão de quatro estrangeiros que sem razão ainda conhecida foram para a pista.
Os estrangeiros, de nacionalidade ainda não revelada, estavam numa sala de desembarque quando passaram para a placa do aeroporto através de uma porta de serviço, o que obrigou a ativar uma série de medidas de segurança fora do comum.
A PSP promete um comunicado mais detalhado para breve e está a tentar apurar as razões que motivaram a ocupação da pista. Os detidos serão ouvidos em Tribunal na segunda-feira.
Fonte oficial da TAP também confirmou à TSF que a empresa teve de desviar cinco voos para Faro e para o Porto, sem se saber quantos voos de outras companhias também tiveram de ir para outros aeroportos.
A agência Lusa conta que um passageiro de um dos voos desviados explicou que o comandante comunicou que não ia aterrar em Lisboa "por se encontrarem na pista pessoas não identificadas que obrigaram a suspender o movimento dos aviões".
Segundo a TAP, às 22 horas deste sábado os voos da empresa já estavam todos a aterrar e levantar normalmente em Lisboa.
Contudo, o encerramento da pista ainda tem consequências pois a maioria dos voos do Aeroporto Humberto Delgado ainda estão, às 23 horas, atrasados.