Até que passe o temporal, os pescadores não vão sair para o mar.
Corpo do artigo
A costa portuguesa vai estar em aviso laranja, o segundo mais grave, a partir das 12h de quinta-feira por causa da forte agitação marítima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o IPMA, todo o litoral do continente estará em aviso laranja devido às ondas de noroeste, que podem atingir os 12 a 14 metros de altura.
Este aviso começa por ser amarelo a partir das 8h de quinta-feira e passa a laranja pelas 12h, prolongando-se até às 6h de sexta-feira.
O IPMA colocou ainda em aviso amarelo a costa norte da ilha da Madeira a partir das 15h de quinta-feira, igualmente devido à agitação marítima, com ondas de noroeste de quatro a cinco metros, tal como em toda a ilha de Porto Santo. Este aviso prolonga-se até às 7h de sexta-feira.
Até que passe o temporal, os pescadores já decidiram que não vão sair para o mar. José Festas, presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, diz que decidiram seguir o conselho das autoridades marítimas e vão guardar os barcos nos portos de abrigo. Uma decisão que abrange todos os pescadores de Lisboa para Norte.
Mas associação denuncia falta de condições de segurança em vários desses portos. José Festas vai reunir de novo com as autoridades para garantir medidas para que os barcos fiquem seguros.