
EPA
Um dos mais populares canais de Paris está a ser alvo de limpeza. A operação começou esta semana e das águas do canal de Saint-Martin já saíram scooters, rádios antigos, garrafas, bicicletas - muitas bicicletas - e até mesmo uma arma.
Corpo do artigo
Localizado no coração de um dos bairros mais chiques de Paris, o 10º bairro, o canal de Saint-Martin é alvo de uma mega operação de manutenção a cada 15 anos.
A zona é conhecida pela sua vibrante vida noturna e grande atividade turística. Com o passar dos anos, milhares de objetos acabam no fundo do canal, pelo que a operação de limpeza atrai muitos parisienses, alguns na expectativa de reaverem itens perdidos. As autoridades pedem contudo às pessoas que não se aventurem no canal.
O primeiro passo da operação, prevista para durar três meses e com um custo total de 9,5 milhões de euros, foi esvaziar o canal até restarem apenas 50 centímetros de altura de água, para que pudessem ser retiradas 4,5 toneladas de peixes, na sua maioria carpas, depois transferidos para outra zona do canal.
As águas foram completamente drenadas após a recolha dos peixes, para recolher lixo e lodo e para fazer a manutenção das comportas.