TSF

  • Menu
  • Ouvir Emissão
reportagem tsf

"Era uma vez..."

Uma viagem pelo mundo fantástico das histórias, de quem as conta, de quem as faz e para quem. Na Reportagem TSF desta quinta-feira vasculhamos o imaginário dos contos e seguimos o fio de várias meadas que nos levam pelos caminhos do encantamento que fazem sonhar novos e velhos.

PUB
Afonso de Sousa/TSF

Em Portugal há cerca de uma dezena de contadores de histórias profissionais. António Fontinha foi o primeiro. "Trabalhava com teatro. Em 1992 comecei a contar histórias por brincadeira e nunca imaginei que pudesse viver de contar histórias. Não imaginava que fosse futuro, nem para mim nem para ninguém. Ao fim de uns anos já estava com tantos pedidos que eu pensei: 'isto pode ser um caminho'. E, de repente, achei que levar a vida contando histórias podia ser interessante".

Interessante e mais pessoal, acrescenta Carlos Marques, outro profissional dos contos. "Acho que é um percurso mais humano e mais pessoal e a escolha por contar histórias tem a ver com o aprender dos mais antigos que têm sempre alguma coisa que nos ensinam e, acima de tudo, esta capacidade de estarmos, uns com os outros, que é uma coisa que se vai perdendo".

E quem ouve as histórias? Pequenos e grandes. E reagem da mesma maneira, diz a professora Ana Pereira. "Quando chego lá digo-lhes sempre: 'Eu vou contar-vos uma história, uma história que supostamente é para crianças'. 'Mas nós já não estamos em idade para histórias', respondem. E acabam por comportar-se, tal e qual, como as crianças, da mesma forma".

"Era uma vez..." é uma reportagem de Afonso de Sousa, com sonoplastia de Joaquim Dias. São muitas histórias dentro de uma só, para ouvir na íntegra na TSF esta quinta-feira, dia 10 de março, depois das 19:00 e em permanência no site da TSF.

  COMENTÁRIOS

Ouvir Emissão