Incêndios

Pedrógão Grande: Europa promete fazer tudo para ajudar Portugal

Para já vão chegar aviões espanhóis e franceses. E foi ativado mecanismo europeu de proteção civil.

Vários responsáveis europeus já reagiram aos incêndios que afetam Portugal desde sábado com dezenas de vítimas mortais que ainda estão a ser contabilizadas pelas autoridades.

O comissário europeu da Proteção Civil emitiu já um comunicado e escreveu no Twitter. O cipriota Christos Stylianides afirma que todos os seus pensamentos estão com as famílias e os amigos dos afetados pelos fogos em Portugal.

O responsável da União Europeia acrescenta que está totalmente preparado para ajudar e vai fazer tudo para assistir o país.

Depois do pedido de ajuda português foi aliás ativado o mecanismo europeu de proteção civil que vai permitir enviar ajuda aérea. De imediato a Espanha vai enviar aviões e a França já ofereceu três aviões pesados.

O comissário europeu acrescenta que Portugal não está sozinho no combate a estes incêndios florestais.

Ainda nas reações no estrangeiro, também o presidente do parlamento europeu e o presidente da comissão europeia já reagiram.

Jean-Claude Juncker afirma que os seus pensamentos estão com as vítimas e prometeu ajuda salientando a bravura dos bombeiros que combatem os incêndios.

  COMENTÁRIOS