Sociedade

Fotógrafo (e economista) português tem uma das melhores fotografias de viagens de 2015

Camelos num deserto de sal na Etiópia deram a Joel Santos uma distinção na categoria "água".

A edição de 2015 de um dos principais concursos mundiais de fotografias de viagem, o Travel Photographer of the Year, teve um português entre os premiados.

Joel Santos, que já tinha vencido o Visão/BES há perto de uma década, esteve entre os finalistas de quatro categorias e foi um dos escolhidos com uma imagem de uma caravana de camelos.

À TSF, o fotógrafo conta que a foto foi captada numa zona desértica da Etiópia, abaixo do nível do mar, onde todos os dias um grupo de mineiros de sal conduz as suas caravanas de camelos que vão ajudar a transportar blocos de sal talhados neste antigo mar que hoje é um deserto.

Joel Santos é um fotógrafo profissional de viagens, mas na faculdade estudou Economia. Uma formação que admite ter sido essencial para conseguir viver da sua paixão.

Numa época em que quase todos têm uma máquina fotográfica no bolso e em que o meio é muito competitivo, Joel Santos conta que hoje apenas uma minoria do seu tempo é passado a fotografar.

Antes das viagens e do click na máquina, é preciso "uma grande dose de planeamento e habilidade financeira", pelo que a maioria dos seus rendimentos não vêm diretamente das imagens que capta, mas sim de livros, aulas e organização de viagens.

  COMENTÁRIOS