Incêndios

Governo quer esclarecimentos sobre incêndio de Pedrógão Grande

O Primeiro-Ministro exigiu explicações sobre o encerramento das estradas, as falhas no sistema de comunicação das autoridades e as condições climáticas no dia da tragédia.

O Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, anunciou esta segunda-feira, na RTP, que o governo vai investigar as circunstâncias em que ocorreu o incêndio em Pedrógão Grande.

Jorge Gomes adiantou que António Costa fez "um despacho em que exige esclarecimentos ao IPMA [Instituto Português do Mar e da Atmosfera] para saber as condições atmosféricas e climáticas naquele dia".

O Secretário de Estado afirmou ainda que o "primeiro-ministro pôs como exigência saber se houve falha de comunicações do sistema do Estado, que é o sistema SIRESP" e pediu esclarecimentos sobre "o encerramento ou não encerramento da estrada nacional onde se deu o fatídico caso".

Jorge Gomes afirma que o executivo já reuniu e que os procedimentos começaram logo a ser determinados e garante que o governo não vai esperar até "a culpa morrer solteira".

  COMENTÁRIOS