Incêndios

Vinte e nove concelhos de sete distritos do país em risco 'máximo'

Entre outros, estão sob risco 'máximo' de incêndio os concelhos de Odemira (Beja), Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim e Castro Marim (Faro).

Vinte e nove concelhos de sete distritos de Portugal continental apresentam esta segunda-feira risco 'máximo' de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação disponível do site do Instituto, estão sob risco 'máximo' de incêndio os concelhos de Odemira (Beja), Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim e Castro Marim (Faro), Gavião, Nisa e Marvão (Portalegre), Mação, Abrantes e Ferreira do Zêzere (Santarém), Arganil e Pampilhosa da Serra (Coimbra).

Também em risco 'máximo' de incêndio estão os concelhos de Penamacor, Proença-a-Nova, Vila de Rei, Vila Velha de Ródão, Covilhã, Oleiros e Sertã (Castelo Branco), Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Guarda e Sabugal (Guarda) e Figueiró dos Vinhos e Alvaiázere (Leiria).

O IPMA colocou também em risco 'muito elevado' e 'elevado' de incêndio vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental. O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre 'Reduzido' e 'Máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente tempo quente com céu limpo, vento em geral fraco do quadrante leste, sendo moderado a forte nas terras altas até ao meio da manhã e a partir do final da tarde, soprando moderado de noroeste no litoral oeste durante a tarde e rodando para o quadrante sul a partir do final da tarde na região Sul.

Está ainda prevista uma subida de temperatura, em especial nas regiões Norte e Centro.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 20 e 36 graus Celsius, no Porto entre 19 e 35, em Vila Real entre 17 e 33, em Viseu entre 18 e 31, em Bragança entre 14 e 32, na Guarda entre 16 e 31, em Coimbra entre 20 e 36, em Castelo Branco entre 19 e 35, em Santarém entre 18 e 40, em Leiria entre 15 e 37, em Portalegre entre 23 e 35, em Évora entre 17 e 38, em Beja entre 17 e 38 e em Faro entre 20 e 32.

  COMENTÁRIOS