António Costa vai marcar presença em Alverca para a apresentação do novo aparelho da construtora aeronáutica brasileira Embraer.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro vai participar na apresentação do avião KC-390 um novo aparelho que pode ser usado no combate aos fogos florestais. A aeronave está, ainda, adaptada ao transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo e missões de busca e resgate.
Portugal está envolvido no projeto através do Centro de Excelência para a Inovação e Indústria (desenvolvimento e testes) e das unidades da Embraer no país: a OGMA, em Alverca, e as fábricas de Évora (construção de componentes).Construída pelos brasileiros da Embraer, a aeronave, que conta também com tecnologia portuguesa, já permitiu a criação de centenas de postos de trabalho.
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, sublinha a importância do projeto para dinamizar a tecnologia e o desenvolvimento em Portugal.
O KC-390 vai ser apresentado logo à tarde, no Parque Aeronáutico de Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira. O primeiro aparelho deve ser entregue à Força Aérea do Brasil no inicio de 2018.
O ministro Manuel Caldeira Cabral acredita que quando chegarem as encomendas, a produção da aeronave vai permitir criar centenas de postos de trabalho em Portugal.
O novo avião pode substituir na Força Aérea portuguesa, o Hércules C-130. Tal como outros 30 países, Portugal assinou uma carta de intenção de compra de até 6 aviões, mas ainda não há uma decisão formal sobre o assunto.
O ministro da defesa, Azeredo Lopes, afirmou em abril, que o Estado mantém o interesse na compra destes aviões, admitindo que a decisão vai ter de ser tomada mais tarde ou mais cedo.