
Liliana Costa
Abriu no Porto a primeira loja Kosher com produtos certificados pelo rabinato destinados à comunidade judaica.
Corpo do artigo
A loja Kosher, a primeira de mercearia judaica, funciona no Mercado do Bom Sucesso numa iniciativa do Hotel da Música, que já é certificado há dois anos pelo rabinato do Porto, em parceria com a Comunidade Israelita da cidade.
A decisão procura responder ao "aumento da presença judaica, em particular dos turistas que foram mais de 100 mil no ano passado", justificou à TSF Liliana Castanheira, diretora da unidade hoteleira.
A repórter Liliana Costa foi às compras com Michael Rothwell, membro da Comunidade Israelita do Porto, a viver na cidade portuense desde há 34 anos. Revela que a comunidade judaica tem vindo a aumentar, nomeadamente os judeus religiosos, que vêm estudar, trabalhar ou gozar a reforma no melhor refúgio que encontraram dentro da Europa, onde se sentem "respeitados" e bem recebidos.
Encontrar os produtos que respeitem as muitas regras a que está sujeita a dieta Kosher é agora mais fácil, com a loja Kosher a disponibilizar os produtos nacionais e importados Kosher como por exemplo Matzos, Dolmade, Tehina, Humus ou mesmo os bolos, sumos e refrigerantes certificados pelo rabinato do Porto, cuja supervisão é reconhecida pelo Grão Rabinato de Isarel.
A loja respeita o calendário judaico, encerra nos feriados religiosos e em cada shabat, o dia de descanso semanal.