emigração

Centenas de balões pelo regresso dos jovens emigrantes

"Regresso de uma geração preparada", é o nome do programa da Fundação AEP que promete apoiar o regresso dos jovens que emigraram e potenciar os conhecimentos que adquiriram.

A Fundação AEP lança esta tarde, no Porto, centenas de balões. Uma forma simbólica de assinalar o início do programa "Regresso de uma Geração Preparada" e que tem como objetivo ajudar a criar condições para o regresso dos jovens que abandonaram o país à procura de emprego e promover o empreendedorismo.

Paulo Nunes de Almeida, presidente da Fundação AEP, explica que "muitos destes jovens são altamente qualificados, criaram redes de conhecimentos e querendo regressar podem ser uma mais-valia para o país. Primeiro é preciso saber quem são, o que fazem e depois de encontradas as respostas temos que desenvolver um modelo para os acolher e criar condições para que possam regressar".

Um apelo ao regresso, que será assinalado com o lançamento de centenas de balões verdes e brancos, iluminados com leds.

Paulo Nunes de Almeida diz que este é "uma forma de levar uma mensagem a cada um dos jovens que está fora de Portugal".

"Empreender 2020 - Regresso de uma Geração Preparada", é o nome do Projecto da Fundacão AEP que arranca esta segunda-feira. O lançamento de balões está marcado para as 18h30, junto à Reitoria da Universidade do Porto.

A Fundação AEP lembra que "todos os anos mais de 43 mil jovens saem do país, sendo que 26 mil são licenciados. Segundo dados da OCDE, cada jovem licenciado custa 100 mil euros ao país".

  COMENTÁRIOS