Viagens

O mais jovem a visitar todos os países do mundo

O norueguês Gunnar Garfors tem 37 anos e já bateu vários recordes. Viajar, garante, é uma questão de prioridades.

Tem 37 anos, é jornalista e durante 13 anos usou as cinco semanas de férias para conhecer 198 países do mundo, ou seja todos. E mais alguns que nem estão na lista das Nações Unidas: Taiwan, Palestina, Vaticano, Kosovo e Sahara Ocidental.

A aventura começou no ano 2000, mas a curiosidade apareceu mais cedo. "Quando tinha 4 anos não sabia ler e o meu pai trabalhava num barco de cruzeiro e em vez de cartas enviava cassetes gravadas com histórias da China, Filipinas, Canadá. Isso motivou-me e inspirou-me", conta Gunner Garfors.

Gunnar Garfors é hoje detentor de vários recordes: é a pessoa mais jovem a ter visitado todo o mundo, visitou 22 estados americanos em 24 horas, esteve nos cinco continentes em apenas um dia e esteve em 19 países em 24 horas.

O viajante admite que no caso destes recordes malucos só lá colocou o pé durante uns minutos mas porque já os tinha visitado. Garante que não é assim que gosta de viajar.

Gunnar não teve o apoio de ninguém, viaja com o dinheiro que vai poupando dos salários e garantiu à TSF que é uma questão de prioridades.

Este norueguês lembra-se de Portugal, onde já esteve várias vezes e diz que é um país lindo com um vinho excepcional. Lisboa é das cidades que mais gosta, confessa.

  COMENTÁRIOS