A4 tenta reeditar conquista do troféu da primeira geração, em 1996. Novo A4 apresenta-se com novos motores - Audi anuncia mais potência, menos consumo, peso reduzido e melhor coeficiente aerodinâmico da classe.
Corpo do artigo
Em 1996, a primeira geração do Audi A4 conquistava a preferência da maior parte dos jurados do Carro do Ano em Portugal. Vinte anos depois, o mundo mudou e o Audi A4 também, atingindo um grau de sofisticação tecnológica e de eficácia em estrada que o posicionam como uma das referências do segmento e como um dos candidatos à vitória na 32ª edição do Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2016.
A nova geração A4 acrescentando ainda mais valor a uma proposta tradicionalmente competitiva no segmento. Condução e segurança na estrada, eficiência e consumos, tecnologia e qualidade de vida a bordo são as principais áreas de pensamento e ação no novo Audi A4, que se traduzem num produto automóvel que eleva a fasquia num segmento altamente competitivo e tradicionalmente dominado pelos construtores alemães, pelas chamadas marcas premium.
Apesar de estar maior e oferecer mais espaço a bordo, o novo Audi A4 está mais leve e aerodinamicamente mais eficaz, o que permite apurar a agilidade em estrada e também reduzir os consumos em toda a gama de motores. A nova geração de propulsores de quatro cilindros TFSI com processos de combustão recentemente desenvolvidos, melhora o desempenho em critérios importantes como consumo, emissões e performance. Depois, a tradicional oferta Diesel, com quatro blocos e potências que oscilam entre os 150 cv e os 272 cv. A potência aumentou, mas o consumo de combustível anunciado foi reduzido em 21 por cento.
A gama A4 oferece versões de tração dianteira e integral quattro (consoante a versão), bem como três tipos de transmissão - manual, S-Tronic de 7 velocidades e a mais evoluída Triptonic de 8 velocidades, que adotam agora a função de roda livre, que permite mais poupança de combustível.
A dinâmica em estrada é também um dos pontos fortes do Audi A4, que combina eficácia em curva com conforto de rolamento, graças ao evoluído sistema de suspensão, à nova direção eletromecânica assistida e a um novo chassis, totalmente redesenhado.
Em matéria de tecnologia, o novo Audi A4 representa um salto em frente, quer em dispositivos de apoio à condução quer em infoentretenimento. Destaque para o inovador cockpit virtual, a combinação de uma instrumentação totalmente digital que destaca num ecrã LCD de 12,3 polegadas a exibição das informações mais importantes em gráficos de alta resolução, com grande detalhe e efeitos sofisticados. O sistema de controlo multimédia MMI integra agora um Audi smartphone interface, capaz de adotar os sistemas iOS e Android para telemóveis num ambiente desenvolvido especialmente para esta finalidade.
Na eleição do Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal a Audi apresenta a concurso a versão A4 2.0 TDI de 190 Cv, uma das mais equilibradas de toda a gama e que será a escrutinada pelo Júri nos testes de estrada. O Audi A4 concorre ainda ao prémio Executivo do Ano, onde vai defrontar o DS5 e o Skoda Superb.
Ficha técnica:
Audi 2.0 TDI 190 cv
Motor: 4 cilindros Diesel, 1968 cc
Potência: 190 cv/3800 rpm
Aceleração: 7,7 segundos
Velocidade Máxima: 240 km/h
Consumo Médio: 4,3 l/100 km
Emissões CO2: 111 gr/km
Preço: 50 980 euros