Pedrogão Grande: Ministro vai revelar hoje primeiros dados sobre os prejuízos

Tiago Canhoto / Lusa
O levantamento total só deverá ficar concluído no final da próxima semana.
O ministro das Infraestruturas vai dar conhecer, durante o dia, os primeiros dados relativos aos prejuízos dos incêndios na região centro do país, mas as contas totais só serão reveladas no final da próxima semana.
"É um processo que, como tudo o que ocorreu, tem de ser analisado", disse aos jornalistas o membro do executivo, que realiza hoje uma visita por Pedrógão Grande, um dos concelhos do interior norte do distrito de Leiria fortemente afetados pelo incêndio que começou no dia 17.
Pedro Marques recordou que a concessionária garantiu que a limpeza das bermas da estrada EN 236-1 tinha sido feita há pouco tempo, mas disse também ser necessário avaliar se a lei que define as regras para a limpeza das bermas das estradas é adequada.
TSF\audio\2017\06\noticias\24\pedro_marques_1_lei_rtp3
Em Pedrogão Grande, e ao lado do presidente da autarquia local, o ministro sublinhou lembrou as características especificas do trágico incêndio para afirmar que "não é com três, nem com dez metros" de berma limpa que se evita um fogo como aquele que destruiu boa parte da área florestal daquele concelho.
Pedro Marques está a visitar os concelhos mais atingidos pelo incêndio da semana passada. O executivo comprometeu-se em revelar "até ao final da próxima semana", os dados finais acerca dos estragos provocados pelo incêndio da semana passada.
TSF\audio\2017\06\noticias\24\pedro_marques_2_primeiros_dados_hoje_rtp3
Em Pedrogão Grande, onde já esteve esta manhã, o ministro garantiu aos jornalistas que ainda hoje vai dar conhecer os primeiros dados "com certeza provisórios" relativos aos prejuízos.