PM e secretário de Estado com versões diferentes sobre encerramento da EN 236

Miguel A. Lopes/Lusa
Na terça-feira António Costa disse que a estrada não estava fechada, enquanto Jorge Gomes afirmou à TSF que a GNR lhe garantiu que sim. Incêndio em Pedrógão Grande ceifou a vida a 47 pessoas na 236.
Estava ou não estava encerrada a Estrada Nacional 236 no sábado, em Pedrógão Grande? Em entrevista à TVI na terça-feira à noite, o primeiro-ministro afirmou que não, pois o fogo atingiu a estrada de forma "inusitada" e "repentina", "surpreendendo todos". Na mesma noite, no entanto, o secretário de Estado da Administração Interna disse à TSF que a GNR lhe informou que a "via estava fechada".
Recordemos as declarações de ambos. "Não foi dada essa instrução pelo comando da Guarda, pelos militares da Guarda no local e, provavelmente, também não pela Autoridade Nacional de Proteção Civil", explicou António Costa à TVI. "O fogo terá atingido esta estrada de forma totalmente inesperada, inusitada e assustadoramente repentina, surpreendendo todos, desde as vítimas aos agentes de proteção civil, nos quais se incluem os militares da Guarda Nacional Republicana destacados para o local."
TSF\audio\2017\06\noticias\21\antonio_costa_1_nota_da_gnr
Na terça-feira, em entrevista à TSF, Jorge Gomes, o secretário de Estado da Administração Pública, disse taxativamente que estava encerrada. "Uma das primeiras perguntas que fiz à Guarda Republicana foi se a via estava fechada. A Guarda Republicana informou-me que sim, que a via estava fechada."
TSF\audio\2017\06\noticias\21\jorge_gomes_gnr_236
O incêndio de Pedrógão Grande ceifou a vida a 47 pessoas na Estrada Nacional 236.