
Ari Jalal/Reuters
O ministro Eduardo Cabrita adianta que Portugal vai ter também um programa dirigido a refugiados menores não acompanhados.
Portugal vai receber nas próximas semanas o primeiro grupo de refugiados da minoria cristã Yazidi.
Em declarações à TSF, o ministro adjunto Eduardo Cabrita, responsável pelo acolhimento e integração dos refugiados, explicou que Portugal manifestou a disponibilidade para receber cerca de 400 pessoas.
"O que esperamos é que nas próximas semanas chegue o primeiro grupo, com algumas dezenas [de pessoas], e que até ao final de março chegue a centena seguinte", explicou.
Este grupo de refugiados Yazidi vão ser instalados em Lisboa e Guimarães.
Além deste grupo, Eduardo Cabrita revelou ainda que Portugal vai pôr em prática um programa especifico para receber menores não acompanhados. O ministro lembra que é um sucesso a integração dos menores que chegam com as famílias.
O ministro adjunto diz que o programa de acolhimento está nesta altura numa velocidade de cruzeiro porque o fluxo de refugiados à Grécia diminuiu significativamente. Esta diminuição, adianta, permitiu não só aos gregos terem já concluído o registo de 60 mil refugiados mas também uma maior fluidez do processo de acolhimento.
Eduardo Cabrita acrescenta que, nesta segunda fase, há desafios comuns como a aprendizagem da língua e a preparação para o mercado de trabalho.