A queda da árvore, sobranceira aos jardins do Largo da Fonte, atingiu dezenas de pessoas que se concentravam no local para as festividades da Festa do Monte, em honra da padroeira da ilha.
Corpo do artigo
* Notícia atualizada às 22h40
Treze mortos e 49 feridos é o balanço oficial da queda de uma árvore de grande porte ocorrida esta terça-feira durante a Festa do Monte, no Funchal, informou o Governo Regional da Madeira.
8deLHluU4Eg
Dez das vítimas mortais ocorreram no local, às quais acresce uma criança que chegou ao hospital já morta e duas pessoas que faleceram já no hospital devido à gravidade dos ferimentos.
De acordo com Pedro Ramos, secretário regional da Saúde, entre os mortos estão quatro estrangeiros, de três nacionalidades, nomeadamente alemã, francesa e húngara.
A queda da árvore, sobranceira aos jardins do Largo da Fonte, na freguesia do Monte, atingiu dezenas de pessoas que se concentravam naquele lugar para as festividades da Festa do Monte, em honra da padroeira da ilha, momentos antes da procissão.
Segundo o Diário de Notícias da Madeira, a árvore é um carvalho com 200 anos que estava sinalizado desde 2014.
Rubina Leal, antiga secretária Regional dos Assuntos Sociais, adiantou à TSF que estava a assistir à missa quando se deu a queda da árvore, e que diz não ter ouvido nenhum estrondo.
TSF\audio\2017\08\noticias\15\rubina_leal_14h_
O 15 de agosto na Madeira é o dia de pagamento de promessas na ilha. A procissão de Nossa Senhora do Monte estava prestes a sair quando se deu o acidente. A procissão, seguida de arraial, é a maior festa da Madeira e junta, para além de muitos fiéis, também as entidades regionais, incluindo o presidente do Governo regional.
Em conferência de imprensa, Pedro Ramos destacou a "resposta articulada, célere e adequada" dos meios envolvidos, tendo estado envolvidos 21 viaturas, 55 operacionais de sete entidades diferentes, entre as quais diversas corporações de bombeiros e da Cruz Vermelha.
O governante mencionou que os meios foram acionados pelas 12h08 e que uma hora depois "todos os feridos estavam evacuados para o hospital", tendo o primeiro utente dado entrada no bloco operatório pelas 14h30.