
Familias numerosas são apoiadas em Vila de Rei
Diana Quintela / Global Imagens
Quarenta e uma câmaras municipais recebem esta quarta-feira uma bandeira verde, símbolo das autarquias com medidas que favorecem as famílias. A TSF foi conhecer aquilo que existe numa das câmaras que recebe este prémio desde 2009.
Corpo do artigo
São poucos os municípios que recebem o galardão de "familiarmente responsáveis" desde que a sua criação há sete anos. Nesse lote estão Cantanhede, Torres Novas, Torres Vedras, Vila Real de Santo António e Vila de Rei.
Em Vila de Rei, uma pequena vila no interior do país, o presidente garante que os apoios dados às famílias têm sido fundamentais para estancar a perda de população, mas ainda não foi possível inverter a tendência.
Ricardo Aires sublinha que no seu concelho as famílias não pagam creche ou livros do ensino secundário, mas também os transportes por táxi para a escola ou para os hospitais que ficam em Tomar, Abrantes e Torres Novas. .
O autarca explica que o objetivo da câmara é aumentar a população. Contudo, isso "não depende só do município de Vila de Rei, mas também da iniciativa privada pois sem empregos é impossível crescermos".
Além das famílias, também as empresas encontram condições pouco comuns neste concelho do Interior do país situado no distrito de Castelo Branco. Este ano, a prioridade de Vila de Rei é promover, em Portugal e no estrangeiro, que a autarquia vende terrenos para as empresas se instalarem na zona industrial pelo preço de 1 cêntimo por dois metros quadrados com imposto municipal a zero".
Ricardo Aires sublinha que a atração de famílias tem de ser feita "aos poucos pois é muito difícil chamar população para o interior do país".