Carlos Cruz tem estado preso na Carregueira, em Sintra, desde 2013. Foi condenado a seis anos no âmbito do processo Casa Pia.
Corpo do artigo
Ao início da tarde, Ricardo Sá Fernandes, advogado do antigo apresentador de televisão, disse à TSF que Carlos Cruz iria sair em liberdade condicional após ganhar um recurso no Tribunal da Relação de Lisboa, contra a decisão do Tribunal de Execução de Penas (TEP) que, em março, recusou o pedido de liberdade condicional.
O advogado disse ainda que esperava que Carlos Cruz saísse "ainda hoje" do Estabelecimento Prisional da Carregueira, no concelho de Sintra, o que acabou por acontecer pelas 18h23.
Carlos Cruz completou dois terços da pena de seis anos de prisão a que foi condenado, no âmbito do processo Casa Pia. Já teve direito a duas saídas precárias, em dezembro de 2015 e no passado mês de março.
No processo Casa Pia, relacionado com abusos sexuais de alunos e ex-alunos da instituição, foram ainda condenados o antigo motorista casapiano Carlos Silvino (15 anos de prisão), o médico Ferreira Dinis (sete anos), o ex-diplomata Jorge Ritto (seis anos e oito meses) e o antigo provedor-adjunto da instituição Manuel Abrantes (cinco anos e nove meses).
Em março, o TEP recusou a liberdade condicional com a fundamentação de que Carlos Cruz não demonstrara arrependimento, não assumindo assim a culpa, pelos crimes de abuso sexual de menores. A decisão do TEP teve em conta pareceres da equipa técnica de reinserção social e do Ministério Público.
Notícia atualizada às 18h25 com a saída de Carlos Cruz do Estabelecimento Prisional da Carregueira