Justiça

Ministra da Justiça recebe quadro de preso

Francisca Van Dunem foi ao estabelecimento prisional de Olhão inaugurar uma nova ala.

No final da visita ao estabelecimento prisional de Olhão, a ministra da Justiça recebeu um presente que foi uma surpresa. Depois de o desembrulhar, percebeu que se tratava de um quadro com o seu retrato. "Quem é o autor?", quis saber Francisca Van Dunem, fazendo questão de ir cumprimentar o preso.

O quadro foi pintado por José Leonardo, que igualmente pintou nas paredes da sala onde decorreu a cerimónia um poema de António Aleixo e o retrato do poeta.

Detido há ano e meio e ainda com mais dois a três da pena por cumprir, confessa que os lápis e as cores para si não têm segredo. "Faço réplicas de Renoir, Kandinsky e outros".

Numa prisão sobrelotada, como tantas outras, a ministra da Justiça inaugurou uma nova ala onde existe uma camarata para presos que estão em regime aberto, para que fiquem separados dos que se encontram em regime fechado, e um espaço escolar para dar formação escolar e profissional.

Francisca Van Dunem sublinhou que tudo foi feito com mão-de-obra prisional e muitas ajudas de fora."Autarquias, empresas e pessoas particulares ofereceram o que podiam".

Uma colaboração com a sociedade civil que a ministra da Justiça gostava de ver replicada noutros locais do país.

  COMENTÁRIOS