
Arquivo / Global Imagens
Caso em Vila Real de Santo António continua a não estar resolvido. Apenas foram feitas obras no centro de saúde.
A Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS) admite que ainda não foram feitas obras no Serviço de Urgência Básico de Vila Real de Santo António, gerido pelo Centro Hospitalar do Algarve, e que era exatamente a zona mais afetada pela legionella.
O caso foi conhecido hoje depois de um relatório da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) que detetou uma contaminação por legionella no centro de saúde e no serviço de urgência básico de Vila Real de Santo António, ordenando obras urgentes.
A história completa pode ser lida neste link.
Contactada pela TSF, a ARS do Algarve começou por garantir que já tinham sido feitas obras e que as recomendações da ERS estavam cumpridas.
Confrontado, contudo, com a informação de que as obras apenas estariam feitas no centro de saúde e não no serviço básico de urgência, o vogal da ARS confirmou que aí as obras só estarão prontas, no máximo, no final de novembro.
Tiago Botelho explica que até aqui a ARS não tinha competências para dar instruções ao Centro Hospitalar do Algarve, mas ontem, "por coincidência, receberam um despacho de competências que lhes dá poderes para dar ordens ao centro hospitalar".
Ou seja, neste momento, as obras exigidas pela ERS depois da deteção da legionella apenas estão feitas no centro de saúde.
No entanto, a ARS garante que mesmo assim não há riscos no serviço de urgência básico de Vila Real de Santo António pois a legionella tem sido detetada recorrentemente mas nas últimas análises nada foi encontrado.
Tiago Botelho explica ainda que quando o problema foi encontrado pela primeira vez em novembro de 2015 tudo fizeram para travar a bactéria, mas a legionella voltou a aparecer.
Tiago Botelho admite que pode ter havido falhas por não terem sido seladas as torneiras como tinha sido ordenado pelo delegado de saúde, mas atualmente não há qualquer risco para utentes e profissionais do centro de saúde e do serviço básico de urgência de Vila Real de Santo António.