TSF

  • Menu
  • Em Directo
ambiente

Dinheiro condiciona diplomacia verde

A questão financeira pode travar consenso. A cimeira que está a discutir o desenvolvimento sustentável do planeta, no Rio de Janeiro, está condicionada por questões financeiras.

PUB

A questão financeira está mais uma vez a dificultar a diplomacia verde. As negociações para se obter uma declaração do Rio na Cimeira do Desenvolvimento Sustentável estão a ser bloqueadas devido ao dinheiro. A uma semana da reunião política de alto nível ainda só há um acordo relativamente a 25% da declaração.

O negociador chefe do Brasil, Luis Alberto Figueiredo explicou que a questão de saber quem paga a defesa do planeta volta a atrapalhar as negociações.

Por outro lado, numa atitude mais política, a brasileira Dilma Roussef disse na inauguração do Pavilhão do Brasil na Eco 2012 que não se pode continuar a brincar com o ambiente.

A Quercus, que também está presente no encontro no Rio de janeiro, defende que o documento em discussão tem oitenta páginas e só 20% está finalizado, por isso pode acontecer que os diplomatas verdes deitem fora o resto do documento se não chegarem a acordo nos próximos sete dias.

  COMENTÁRIOS