Cinema

Manoel de Oliveira celebra 70 anos da estreia de «Aniki Bóbó» no Fantasporto (vídeo)

O mítico realizador português vai estar hoje no Fantasporto para assistir à exibição de «Aniki-Bóbó», sete décadas após a estreia. Os atores do filme também vão marcar presença.

«Aniki Bóbó» será projetado esta quarta-feira, pelas 19h15, no Grande Auditório no Rivoli, na presença do decano dos realizadores, o qual deu o seu nome, há 23 anos, ao Grande Prémio da Semana dos Realizadores do Fantasporto.

Em comunicado, a organização do Fantasporto escreve que sendo um «filme lendário no que representou para a cidade do Porto, «Aniki Bóbó» é uma recriação do neo-realismo à sociedade portuguesa, um exemplo de uma época em que o cinema português era feliz e conquistava os favores do público».

«Filme do Porto com pronúncia à moda do Porto, atravessou gerações, décadas, mantendo um encanto numa visão repetida, a que poucos filmes resistem. Na sua irradiante autenticidade, com os seus actores não profissionais, «Aniki Bobó» é o cinema no seu esplendor absoluto. Poético, dramático, divertido e com uma profunda humanidade nos valores que propõe, revisitar «Aniki Bobó» é uma experiência única, diz o texto.

  COMENTÁRIOS