Artes

Os "blues" das notícias cantadas no News Blues

News Blues, os blues das notícias. Assim se chama uma performance que esta tarde e durante o fim de semana vai ser mostrada no museu da Fundação de Serralves no Porto. Na prática, seis performers vão cantar as notícias.

Hoje em dia, a torrente de notícias que nos entra em casa, diz o artista alemão Nicholas Bussmann, mais parece ruído de fundo. O performer sublinha que «há tantas notícias e de tantos sítios no planeta que basicamente nós não as conseguimos seguir todas. E se ouvimos uma que nos diz alguma coisa também é normal que não possamos fazer nada acerca dela. Isso faz com que sejam uma espécie de ambiente do nosso dia-a-dia».

Um ambiente que Nicholas Bussmann quer explorar. Ele e seis outros artistas vão cantar as notícias. O alemão explica que «vamos canta-las com uma composição muito simples. As composições são uma espécie de algoritmo e este algoritmo, eu chamo-lhe o algoritmo news blues dá-nos a possibilidade de traduzir as notícias em música».

Os cantores são de várias nacionalidades e não entendem a notícia em foco. Assim tentam copiar aquele que de facto faz ideia do que está a ser lido, porque é oriundo do país de onde veio o jornal.

Assim, o que sobra, mais do que notícias cantadas é um groove. Um ambiente que pretende representar a tal torrente de notícias que todos os dias nos entra em casa.

O News Blues vai ser apresentado esta sexta, sábado e domingo à tarde no museu de Serralves. No domingo o público é convidado a participar.

  COMENTÁRIOS