
Direitos Reservados
A antiga escola primária de Venade, uma das mais de vinte encerradas no concelho de Paredes de Coura há dez anos, vai reabrir este sábado como Centro de Estudos Mário Cláudio. O escritor decidiu doar o arquivo pessoal ao concelho e sugeriu que a antiga escola do calvário, agora transformada em centro de documentação, fosse o local escolhido para acolher esse espólio.
Mário Cláudio imaginou uma casa. «Um espaço animado, dinamizado, que não seja tramnsformado a um monte de papéis sujeito ao efeito da traça», disse.
E para que o tempo não apague as memórias, o que foi dito e escrito por quem fez da palavra obra, o espaço com o nome do escritor portuense deverá acolher eventos, exposições, concertos, além de funcionar como centro de documentação.
Retalhos de vidas ao alcance de quem se deslocar a Venade. Uma espécie de "ilha" no alto minho dedicada à literatura portuguesa, sobretudo do espaço galaico português.
Por razões afetivas, Mário Cláudio escolheu doar todo o seu arquivo a Paredes de Coura onde tem uma casa, mesmo em frente à antiga escola do Calvário.
E porque sabe que quando a vida se prolonga há sempre a ideia de que a morte anda aí a sobrevoar, o autor de "Amadeo" e de "O Pórtico da Glória" decidiu arriscar.