TSF

  • Menu
  • Ouvir Emissão
vida

Carta extraviada acaba com sonho de emigrante português

Ao deslocar-se a Portugal há três anos, para ver o pai doente, José Pereira deixou expirar a carta de emigrante no Canadá. Quando regressou a casa não recebeu um aviso que lhe tinha sido enviado para Portugal e viria a receber uma ordem de expulsão do país. A TSF conversou com este emigrante português que vive no Canadá há 32 anos.

PUB

Uma cópia de um passaporte perdida pelos serviços de imigração e uma declaração com informação errada da embaixada do Canadá em Paris bastaram para convencer as autoridades canadianas de que José Pereira está ilegal num país onde vive há 32 anos.

Este português passou os últimos quatro meses com cartas e explicações para as autoridades canadianas, mas nada as faz recuar na expulsão. José é casado com uma canadiana e tem quatro filhos a viver no país.

José Pereira chegou há 32 anos ao Canadá para ser torneiro mecânico. Nos últimos nove anos foi dono de uma empresa de purificação de água, mas a eminência da expulsão, obrigou-o a vender tudo.

Dia 21 de agosto é a data limite para abandonar o Canadá. José Pereira sabe que tem de regressar mas promete não desistir. A embaixada portuguesa no Canadá também já prometeu ajudar.

  COMENTÁRIOS

Ouvir Emissão