Portela

Movimento no aeroporto de Lisboa é de 37 aviões por hora no Verão

Neste Verão, o movimento no aeroporto de Lisboa é de 37 aviões por hora. O congestionamento da Portela tem vindo a agravar-se desde 2008. Uma subida consecutiva nos últimos três anos.

No primeiro dia da estação este ano, havia 6,4 por cento de voos em lista de espera, mais 6 décimas do que em 2009 e mais 2,3 por cento do que em 2008.

Ao todo, no final de Março mais de 5600 voos aguardavam por luz verde do aeroporto de Lisboa. A situação foi melhorando, mas no início desta semana, na segunda-feira, continuavam em lista de espera 2525 voos.

Isabel Cysneiros, chefe da coordenação nacional de slots, ou seja, das faixas horárias nos aeroportos, diz que Lisboa é sem dúvida, o caso mais problemático.

Este Verão, o movimento na pista do aeroporto de Lisboa aumentou de 36 para 37 voos por hora, mas não se prevêem mais mexidas pelo menos até ao final de 2011.

Isabel Cysneiros avisa que o limite da Portela é de 40 movimentos por hora. Não há capacidade para mais.

E por isso, é urgente construir um novo aeroporto, diz a chefe da ccordenação nacional dos slots. Caso contrário, Portugal arrisca-se a perder voos e receitas para outros destinos.

O presidente da ANA, empresa que gere os aeroportos, já admitiu que a Portela pode começar a perder voos para outros aeroportos com maior capacidade como o de Madrid.

  COMENTÁRIOS