TSF

  • Menu
  • Em Directo
richard zenith

Richard Zenith vence Prémio Pessoa 2012

Richard Zenith, investigador da obra de Fernando Pessoa, é o vencedor do Prémio Pessoa 2012.

PUB

Richard Zenith nasceu nos Estados Unidos, em Washington, e adquiriu a cidadania portuguesa há cinco anos. Vive em Portugal, na Carrapateira, há 25 anos.

É editor da obra de Fernando Pessoa e um grande tradutor para a língua inglesa do escritor português. Também já foi premiado anteriormente por trabalhos de tradução de autores como Camões, Sophia de Mello Breyner ou António Lobo Antunes.

Richard Zenith tornou-se «cidadão de Portugal por dedicação e louvor a uma obra, a de Fernando Pessoa, uma literatura, a nossa, e uma língua, a portuguesa», explicou Pinto Balsemão durante o anúncio do prémio, hoje no Palácio de Seteais.

Pinto Balsemão justificou a escolha, dizendo que Richard Zenith é um «estudioso e investigador da obra e figura de Fernando Pessoa, Richard Zenith tem posto o conhecimento acumulado ao longo de décadas ao serviço disciplinado e metódico de uma paixão».

O Prémio Pessoa, no valor de 60 mil euros, é concedido anualmente à pessoa de nacionalidade portuguesa que durante esse período e na sequência de uma atividade anterior tiver sido protagonista de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país.

  COMENTÁRIOS

Em Directo

Registe-se e receba diariamente a nossa Newsletter