
TSF/Liliana Costa
Em breve deverá chegar ao mercado um sapato de tacão alto de tributo à guitarra portuguesa. Foi desenhado por Zélia Maia, designer de produto, e é um dos projetos finalistas da edição deste ano do IdeaLab, um Laboratório de Ideias de Negócio promovido anualmente pela TecMinho, em Guimarães.
Para além deste, foram apresentados na terça-feira, na sessão final do XII IdeaLab, um total de oito novas ideias de negócio, desde a criação de cosméticos de luxo à medida da pele do cliente, superfícies de toque inovadoras que geram eletricidade e se recarregam até uma grua de transferência automática para pacientes acamados.
Zélia Maia, a autora do projeto "Volutas" e criadora da nova linha de calçado com tacão entalhado à mão, propõe calçar as mulheres de todo o mundo com alma portuguesa. «A inovação está no tacão, inspirado na guitarra portuguesa. Eu trabalhei numa empresa de instrumentos musicais e a guitarra portuguesa foi das peças mais complexas que desenhei e a que mais me marcou», contou à TSF.
Trata-se de um sapato de salto alto adequado a passadeiras vermelhas e ocasiões muito especiais. «Um par da nova coleção rondará uns 800 euros», revela, acrescentando o conforto não foi esquecido durante o processo de criação do produto.
Dirigido a um mercado de luxo, a primeira coleção, de lançamento da marca com o nome da autora "Zélia Maia", com seis modelos diferentes, já está em fase de produção num fabricante de S. João da Madeira.
No campo da saúde, Hélio Silva integra uma equipa de engenheiros mecânicos que desenvolveu um novo equipamento para facilitar a transferência de doentes acamados. O Vertebra é um equipamento mecatrónico que permite reduzir o esforço físico dos enfermeiros e aumentar o conforto do doente, permitindo uma transferência automática do paciente funcionando como maca de transferência. Além disso integra o conceito modular, tornando possível acoplar módulos que permitam aumentar a gama de funções e rentabilizar o investimento das unidades de saúde.
Outra ideia, Simão Neves, um dos elementos do projecto Ignis propõe-se criar cosméticos à medida das necessidades de cada um. «Atualmente, não existem no mercado soluções cosméticas personalizadas que respondam de forma eficaz às necessidades específicas da pele de cada consumidor. A nossa proposta é levar até aos consumidores, através dos centros de estética, cremes personalizados, formulados única e exclusivamente para cada cliente», explicou.
A Ignis pretende posicionar-se no mercado da cosmética de luxo, tendo como principal parceiro os centros de estética de gama alta e clínicas dermatológicas.
Com o apoio e acompanhamento de consultores, estas ideias ganharam corpo ao longo dos últimos quatro meses, com a elaboração de um plano de negócios, de forma a preparar o lançamento da empresa.
O IdeaLab é pioneiro nas universidades portuguesas, tendo desde 2009 apoiado já 180 ideias de negócio de mais de 400 empreendedores ligados à UMinho. Desta iniciativa saíram diversas empresas afirmadas no mercado, como Earboxwear, Geojustiça, SilicoLife e Fermentum.