Mundo

Já se sabe onde está o avião da Lion Air. Indonésia detetou sinais da caixa negra

epa07130741 Soerjanto Tjahjono, the head of National Transportation Safety Committee (L) and Budi Karya Sumadi, Ministry of Transportation (C) look at an aircraft part following the Lion Air flight JT-610 plane crash, at Tanjung Priok Harbour, Indonesia 30 October 2018. According to media reports on 29 October 2018, Lion Air flight JT-610 lost contact with air traffic controllers soon after takeoff then crashed into the sea. The flight was en route to Pangkal Pinang, and reportedly had 189 people onboard. EPA/MAST IRHAM EPA

Autoridades indonésias afirmam que sinais sonoros detetados no Mar de Java são do avião da Lion Air.

As autoridades indonésias disseram esta quarta-feira que os sinais sonoros (pings) detetados no mar durante a busca do avião da Lion Air, que caiu na segunda-feira, são das caixas negras daquela aeronave devido ao seu padrão regular.

O chefe do Comité Nacional de Segurança nos Transportes indonésio, Soerjanto Tjahjono, declarou que outras possibilidades foram eliminadas porque os sinais sonoros ocorrem em intervalos de pouco menos de um segundo.

O Boeing 737 MAX 8 caiu no Mar de Java apenas 13 minutos depois a descolagem de Jacarta, na Indonésia, matando todas as 189 pessoas que estavam a bordo.

Tjahjono afirmou que um relatório preliminar da investigação do acidente deve ser divulgado dentro de um mês e o documento final entre quatro a seis meses.

O Governo indonésio anunciou esta quarta-feiera que vai pedir o afastamento de funções do diretor técnico da Lion Air e de vários funcionários da companhia aérea de baixo custo após a queda do avião com 189 pessoas a bordo.

"Hoje vamos pedir que o diretor técnico da Lion Air seja afastado de funções e substituído por outras pessoas assim como alguns técnicos" que aprovaram a descolagem do Boeing 737 que acabou por se despenhar 12 minutos após a descolagem do aeroporto de Jacarta, disse aos jornalistas o ministro dos Transportes, Budi Karya Sumadi.

O Boeing 737 MAX 8 estava ao serviço da companhia aérea indonésia de baixo custo há poucos meses e tinha registado um problema técnico no voo anterior que, segundo o diretor da empresa, tinha sido resolvido.

O aparelho fazia a ligação entre Jacarta e Sumatra despenhou-se no mar de Java minutos depois de ter levantado voo e pouco depois de ter emitido uma autorização para regressar ao aeroporto da capital da Indonésia.

Ainda não se conhecem os motivos do acidente.

Lusa