Sociedade

O Mercado marca a diferença na Mêda

O Mercado © Facebook/omercadomeda

O azeite e a amêndoa são produtos de reconhecida qualidade da Mêda, onde os vinhos de qualidade, em particular os brancos, têm vindo a ganhar maior expressão. Na pequena cidade do distrito da Guarda, há um Mercado de traça moderna que faz a diferença na restauração local.

Entre o vasto planalto beirão e o Alto Douro Vinhateiro, o concelho de Mêda é território ocupado desde o Paleolítico. Vários são os sinais desses tempos, em particular os vestígios de arte rupestre, mas por ali há marcas de várias épocas, nomeadamente na aldeia histórica de Marialva e em Longroiva.

A visita a esta região de castelos e solares, termas e paisagens soberbas permite saborear produtos de grande qualidade.

Do azeite ao queijo de ovelha, à amêndoa, mel, castanha e enchidos. Ao pão de centeio.

Todavia, a mais importante atividade agrícola é a vinicultura, que vive uma notória fase ascensional, traduzida no aumento do número de produtores, na adoção de técnicas modernas e na melhoria qualitativa dos vinhos produzidos por uma nova geração, bem preparada e cheia de entusiasmo. Um exemplo no despovoado interior.

A 1.ª edição da Mostra de Vinhos Brancos da Mêda, feliz e oportuna iniciativa do município local, registou a participação de oito produtores - Adega Cooperativa; Família Carvalho Martins; Fraga Alta; Muxagat; Quinta das Senhoras; Quinta Vale d´Aldeia; Souvall e Vini Lourenço -- e teve como enquadramento o Encontro Nacional de Enólogos.

A singularidade do território está bem expresso no perfil dos vinhos, uma vez que a pequena cidade beirã, com boa acessibilidade através do IP2, é a linha de fronteira de duas regiões, ditadas pela natureza dos solos: Douro Superior e Beira Interior.

À mesa do restaurante cujo nome induz a localização - O Mercado - os vinhos locais estão em destaque, na carta e na decoração bem conseguida, à base de garrafas e de caixas de madeira.

Espaço muito agradável e moderno, confortável e onde sabe bem começar por uma tábua com queijo e presunto ou pela salada com abacate e amendoim. Outra escolha é a sopa, um caldo de legumes com amêndoa laminada.

Na lista, figura uma sugestão com designação curiosa - toque ibérico: um bife de porco com presunto.

A tradicional posta; nacos de vitela e picanha formam trio de opções cárnicas.

Provou-se borrego estufado, que revelou carne de boa qualidade e adequado tratamento culinário,

O bacalhau à lagareiro é outra das propostas mais habituais na ementa.

Nas sobremesas, pera bêbeda com gelado de baunilha é uma boa escolha.

Garrafeira de bom nível. Serviço simpático neste espaço, que no panorama local marca a diferença, com um toque de maior ousadia.

Onde fica:
Localização: Mêda (Guarda)
Telef.: 279 883 038; 961 083 551

António Catarino