Desporto

Quem é Emiliano Sala, o futebolista que jogou em Portugal e viajava no avião desaparecido?

epa07308826 (FILE) - Argentine soccer player Emiliano Sala in action during the soccer ligue 1 match between Paris Saint Germain and FC Nantes in Paris, France, 18 November 2017 (reissued 22 January 2019). According to media reports, French authorities have confirmed that Cardiff City soccer player Emiliano Sala was on board of a light plane which has disappeared on its way from France to the UK. EPA/IAN LANGSDON EPA

A TSF falou com Fernando Trapola, diretor do Crato, que conta como Emiliano Sala chegou ao Futebol Clube do Crato, o primeiro clube europeu onde jogou o argentino.

Emiliano Sala, o jogador argentino que seguia a bordo de um avião particular que desapareceu dos radares na noite de segunda-feira, começou a carreira no futebol de forma humilde e na Europa jogou pela primeira vez em Portugal, mais concretamente no FC Crato, em 2009-2010, a competir nos campeonatos distritais.

A TSF falou, esta terça-feira, com Fernando Trapola, diretor do Crato, que conta como Emiliano Sala chegou a esta região alentejana, recomendado por um amigo que jogava no clube naquela época.

"Na altura, ele chegou de uma viagem longa e treinou logo nessa noite. Fez um treino extraordinário. Normalmente os centrais é que batem nos avançados e com ele era ao contrário: ele batia nos nossos centrais", referiu.

Depois de uma curtíssima passagem pelo Crato, Sala passou por Bordéus, Chamois Niortais, Orléans e Caen, antes de chegar ao Nantes. Fernando Trapola, diretor do FC Crato, não tem dúvidas em dizer que rapidamente o clube percebeu que Emiliano Sala era um bom jogador.

Cardiff pagou 17 milhões

"Vi logo que ele era um jogador acima da média. Portanto, em distritais sobressaía muito, devido também à qualidade que ele tinha. Depois, nessa altura também alguém em França percebeu e levou-o para lá, noutras condições melhores ainda", acrescentou Fernando Trapola.

O avançado, de 28 anos, foi oficializado este mês como jogador do Cardiff, numa transferência a rondar os 17 milhões de euros, e tinha regressado a Nantes para se despedir dos companheiros do clube em que esteve nas últimas três épocas e meia.

Sérgio Conceição orientou o jogador argentino quando Sala jogou no Nantes. Numa mensagem na rede social Twitter, o atual treinador do FC Porto escreveu: "Era um grande jogador, um grande homem. Alguém que dá tudo, no campo como na vida. Incrível dedicação e determinação. Se os milagres existem, eu peço que haja um agora. O meu pensamento está contigo."

Os adeptos do Cardiff prestam homenagem ao jogador à porta do estádio com flores e notas nas quais manifestam que "os seus pensamentos e as suas preces" estão com Emiliano Sala.

LER MAIS:

- Avião que transportava futebolista Emiliano Sala está desaparecido

Miguel Jorge Fernandes com Sara Beatriz Monteiro