Mundo

Estados membros devem fazer reserva de vacinas ainda em investigação

TOPSHOT - A researcher works in a lab at the Yisheng Biopharma company in Shenyang, in China’s northeast Liaoning province on June 10, 2020. - The company is one of a number in China trying to develop a vaccine for the COVID-19 coronavirus. (Photo by NOEL CELIS / AFP) NOEL CELIS/AFP

Apelo é feito pela Comissão Europeia. Governo alemão adianta que alguns países já assinaram contrato com farmacêutica europeia na corrida para encontrar uma vacina.

A Comissão Europeia defende que os Estados membros comprem e façam reserva de vacinas contra a Covid 19 ainda em investigação.

Segundo a agência France Presse, o governo alemão avança que alguns países já assinaram contratos com uma farmacêutica europeia que está na corrida à descoberta de uma vacina eficaz contra o novo coronavírus e pode ter resultados até final do ano.

Alemanha, França, Itália e Holanda já assinaram contrato com o grupo AstraZeneca que tem uma vacina em fase de testes e afirma poder produzir entre 300 e 400 milhões de doses.

A Comissão Europeia afirma que está em negociações com outros laboratórios e apela aos Estados membros que façam contratos de reserva para garantirem que têm vacinas quando elas existirem.

Enquanto os laboratórios tentam encontrar uma vacina em tempo recorde - 12 a 18 meses, em comparação com vários anos normalmente -, esses adiantamentos facilitariam o investimento em recursos de produção, mesmo que os ensaios clínicos em humanos ainda não tenham terminado. Este compromisso daria aos Estados-membros o direito de comprar um certo número de doses a um preço específico quando a vacina estiver disponível, em troca do risco de investimento assumido., adianta a France Presse.

Neste momento há cerca de uma centena de investigações em curso, à procura de uma vacina que previna a infeção pelo novo coronavírus.

LEIA AQUI TUDO SOBRE A COVID-19