Desporto

Portugal empata em França e segura liderança do Grupo 3 da Liga das Nações

Cristiano Ronaldo Frank Fife/AFP

Com esta igualdade, e após três jornadas, Portugal manteve-se com os mesmos pontos da França, agora sete, enquanto a Croácia, que bateu em casa a Suécia por 2-1, é terceira, com três, contra nenhum dos nórdicos.

A seleção portuguesa, detentora do título, segurou este domingo a liderança do Grupo 3 da Liga A da Liga das Nações, ao empatar a zero com a campeã mundial França, em Saint-Denis, Paris.

Com esta igualdade, e após três jornadas, Portugal (6-1 em golos) manteve-se com os mesmos pontos da França (5-2), agora sete, enquanto a Croácia, que este domingo bateu em casa a Suécia por 2-1, é terceira, com três, contra nenhum dos nórdicos.

A quarta jornada do Grupo 3 está marcada para quarta-feira, com Portugal a receber a Suécia, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e a França a viajar à Croácia.

Começou o jogo no Stade de France! É Portugal quem sai a jogar, com João Félix a dar o primeiro toque na bola. Ao minuto e meio de jogo, cartão amarelo para Rúben Dias após uma entrada perigosa. Foi de cotovelo à nuca de Giroud. Até deixou o jogador francês a sangrar.

Aos 10 minutos de jogo, um envolvimento entre Bernardo Silva e Nélson Semedo à direita cria algum perigo junto da baliza de Lloris. Seis minutos depois, fora de jogo assinalado a Mbappé durante um lance perigoso para Portugal. Danilo fica maltratado, aos 19 minutos, num lance com Kanté, mas nada de grave. É livre para a seleção nacional. Bruno Fernandes dispara de longe, mas a bola bate contra um adversário e é canto.

Um remate de Nélson Semedo, aos 25 minutos, sai à malha lateral da baliza de Lloris. Portugal está a circular a bola com inteligência. Aos 31 minutos, William faz uma falta fundamental sobre Rabiot, ao evitar que o jogador francês avançasse e deixasse a seleção das quinas em desequilíbrio.

Aos 35 minutos, na sequência de um livre indireto à direita, João Félix aparece solto de marcação na grande área para desviar a bola, mas não conseguiu dirigi-la à baliza. Cristiano Ronaldo, que também estava por perto, levou as mãos à cabeça.

O plano de jogo original da França está a ser completamente anulado pela organização que Fernando Santos trouxe para esta partida. Estamos nos últimos cinco minutos da primeira parte e praticamente não houve nenhuma ocasião de golo.

O árbitro dá um minuto de compensação antes do intervalo. Final da primeira parte!

É retomada a partida! Neste primeiro minuto da segunda parte, Mbappé desperdiça uma oportunidade gritante de golo. Rui Patrício, com a mão esquerda bem aberta, evitou o golo da seleção francesa. Rui Patrício em grande! Aos 52 minutos, um cruzamento de Pogba não conseguiu servir Giroud na grande área.

Pepe está a mostrar dotes de comandante na defesa portuguesa. Este está a ser o pior momento da seleção portuguesa na partida. Aos 58 minutos, fora de jogo assinalado a Ronaldo após passe de Bruno Fernandes. O jogador português não ficou muito convencido...

Aos 60 minutos, eis a primeira alteração do jogo: Diogo Jota substitui Bernardo Silva em campo. Oito minutos depois, grande corte de Rúben Dias, a impedir que a bola chegue a Mbappé e crie uma situação muito perigosa para a baliza de Rui Patrício.

Um remate de João Félix, aos 72 minutos, saiu à figura de Lloris. Foi a melhor oportunidade de golo para Portugal nesta segunda parte. Um minuto depois, Pepe coloca a bola dentro da baliza francesa, com um remate de cabeça, mas o golo é anulado porque o jogador português estava em posição irregular.

Aos 73 minutos, Giroud sai para dar lugar a Martial. Seis minutos depois, nova alteração, desta vez do lado de Portugal: Bruno Fernandes sai e Renato Sanches ocupa o lugar. Aos 83 minutos, sai Mbappé e entra Coman. Quatro minutos depois, mais uma mexida na equipa por parte de Fernando Santos. Sai William e entra João Moutinho.

Vamos ter mais três minutos de compensação. Os jogadores franceses estão a pressionar menos neste período de jogo e Portugal tem mais tranquilidade para trocar a bola. Aos 90 minutos, renato Sanches fez um bom remate, inesperado, que Lloris defendeu.

Ao minuto 91, grande ocasião para a seleção portuguesa mesmo no final da partida. Assistido por Trincão, CR7 fez um grande remate que obrigou também a uma grande defesa de Lloris.

Terminou o jogo!

Onze inicial de França: Lloris; Pavard, Varane, Kimpembe e Hernandez; Rabiot, Kanté e Pogba; Giroud, Griezmann e Mbappé.

Onze inicial de Portugal: Patrício, Nélson Semedo, Pepe, Raphael Guerreiro, Danilo, William, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Félix e Ronaldo.

Suplentes de França: Mandanda, Maignan, Lenglet, Digne, Upamecano, Mendy, Tolisso, Camavinga, Nzonzi, Coman, Martial e Ben Yedder.

Suplentes de Portugal: Bruno Varela, Rui Silva, Rúben Semedo, João Cancelo, João Moutinho, Sérgio Oliveira, Renato Sanches, Rúben Neves, André Silva, Trincão, Podence e Diogo Jota.